fbpx

POTENCIALIZE SEUS 4 D’s E FAÇA SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Hoje quero abordar um tema que impacta diretamente 90% dos brasileiros: Planejamento financeiro. Hoje quem recebe mais do que R$ 5.214,00 por mês já está entre os 10% mais ricos do brasil. Isso é quase 7 vezes mais do que a média do rendimento real de metade da população, que foi de apenas R$ 754,00. Os dados são da pesquisa nacional por amostragem de domicílio e foram divulgados pelo IBGE em um passado não muito distante. Você deve estar pensando: mas o que esse texto vai agregar na minha vida? O conteúdo desse texto pode ser determinante para você conseguir comprar o seu carro, a sua casa, fazer aquela viagem, investir na educação dos seus filhos, garantir uma aposentadoria decente para você, e outra cositas más.

A primeira coisa que você precisa entender, quando falamos de planejamento financeiro, é que a nossa vida é feita de ciclos e, como todo ciclo, ele acaba. E é pensando nesses ciclos que sugiro que você potencialize os seus 4 D’s. Mas o que são esses 4 D’s? Nada mais é do que Disposição, Disponibilidade, Dinheiro e Disciplina. Até os 20 anos temos disposição, disponibilidade e não temos dinheiro. Dos 20 aos 60 temos dinheiro, disposição e não temos disponibilidade. Após os 60 temos disponibilidade, dinheiro e não temos disposição.

A disponibilidade é a arte de otimizar o tempo e a disposição que é a arte da energia vinda da qualidade de vida, eu não vou me aprofundar nesse artigo porque prefiro me ater a dois dos 4 D’s que impacta diretamente os outros dois citados acima: o Dinheiro e a Disciplina. O tal do dinheiro, só vai estar presente na sua vida, independentemente do ciclo que você está vivendo, se você colocar em prática o quarto D que é o D de disciplina. E esse D, é a base que vai dar sustentação para que você consiga colocar em prática o seu planejamento financeiro que é, basicamente, o ato de gastar menos do que você ganha, ou seja, é a capacidade que você tem de lidar com o seu dinheiro. Quando você não faz um planejamento, você se vê em uma sinuca de bico: ou você gasta tudo que ganha ou o que é pior, gasta mais do que ganha e fica endividado o que vai prejudicar a sua saúde (disposição) e vai fazer você ficar correndo atrás do rabo, não tendo tempo (disponibilidade) para sair dessa areia movediça.

Para te ajudar, quero dar 5 dicas que, se você tiver a tal da disciplina, vai começar a ver aquela luzinha no final do túnel. Acompanhe diariamente as suas despesas e receitas, compre somente o que você realmente precisa, utilize o cartão de crédito apenas quando for benéfico, pague à vista quando tiver desconto e viva de acordo com a sua condição financeira. Experimente colocá-las em prática que você vai ver o quanto sua vida vai mudar e mudar para melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress