VOCÊ ADMINISTRA SUAS EXPECTATIVAS OU ELAS TE DOMINAM?

VOCÊ ADMINISTRA SUAS EXPECTATIVAS OU ELAS TE DOMINAM?

Você já parou para pensar no nível de expectativa que deposita no outro?

Quando digo “outro”, me refiro no colaborador, no líder, na empresa, no ídolo, no companheiro, no cliente, no amigo, enfim, em um indivíduo, em uma instituição ou até mesmo em você.

Em conversa com uma grande amiga, trocamos algumas palavras sobre a complexidade de colocarmos expectativas em terceiros, expectativas essas, que não temos o mínimo controle, e essa variável que não temos controle, pode ser muito prejudicial para nossa autoestima, para as nossas relações interpessoais e principalmente para a realização dos nossos sonhos. E esse dilema nos leva a outros questionamentos:

Como administrar essas expectativas?
Como não deixar na mão do outro aquilo que é nosso?

O grande ponto de preocupação nesse impasse, é o fato desse “outro”, na grande maioria das vezes, não ter a mínima noção de qual é o tamanho da expectativa que está sendo depositada nele. E, nesse caso, o engraçado, é que a responsabilidade pela frustração de não ter suas expectativas correspondidas, é mais do dono dela, do que da pessoa que recebeu e que carrega tal fardo.

Clique aqui para ler o post com o título: Como está o quebra cabeça da sua vida?

Digo isso, porque não temos o costume de alinhar essas expectativas em cada relação e, se não deixamos claro o que esperamos do outro, fica difícil, e até injusto, cobrar resultados diferentes do que são entregues. Pensando nisso, recomendo que coloque na mesa em todas as relações, seja ela pessoal ou profissional, qual é o tamanho da sua expectativa.

O que você espera receber?
Qual é a expectativa do outro com relação a você?
O que ele espera de você?
Será que ele tem alguma expectativa em relação a você?

Acho extremamente relevante ter essas respostas, porque elas podem, além de evitar futuras mágoas, rancores e frustrações por sua parte, te ajudar a superar as expectativas do outro aumentando o valor da sua entrega e agregando valor à sua marca. O fato é, que esse dilema, só terá solução se a transparência nas relações for levada à risca. Portanto, lembre-se sempre de 3 dicas quando se deparar com o risco de sair frustrado pela decepção de não ter recebido o que esperava receber:

1 – Seja sensato, não cobre muito de quem não tem muito para dar.
2 – Não superestime a pessoa em quem tem o interesse em depositar tamanha expectativa, sendo assim, não espere que ele leia seus pensamentos, intenções e desejos.
3 – Seja claro, objetivo e transparente com relação ao assunto que está sendo discutido. Assim, compartilhará a responsabilidade e, de certa forma obrigará o outro a se comprometer com a sua expectativa.

Inscreva-se em nosso canal: youtube.com/agenciaq9

Gostou do conteúdo? Então conta pra gente!

 

 
plugins premium WordPress