VOCÊ ESTÁ PRONTO OU PRONTA PARA COOPETIR?

VOCÊ ESTÁ PRONTO OU PRONTA PARA COOPETIR?

De fato um dos grandes problemas das pessoas atualmente, é que elas estão vivendo em um círculo vicioso onde o lema é:
Gerir o ser, o ter e o aparecer até morrer.

Contudo é justamente nessa armadilha que mora a dificuldade da COOperação.

Eventualmente, somos reféns dos nossos egos e a possibilidade de ganhar menos ou de não ganhar sempre, faz de nós seres humanos perigosamente competitivos.

E para que isso?

Porque o desafio do mundo moderno é ter, sem que o ter te tenha. É possuir sem ser possuído pela posse.

Sem dúvida estamos vivendo mais do que uma época de mudança, estamos vivendo uma mudança de época.

Em resumo a saúde mental e a habilidade de se relacionar ocuparam, neste novo mundo, um espaço determinante para o sucesso pessoal e profissional.

Entretanto, nos dias atuais, para relacionar com pessoas de pensamentos e comportamentos tão diferentes, precisamos pensar diferente e romper com os velhos hábitos, e um dos mais perigosos é a dificuldade de COOperar.

Assim, os seres humanos mais atentos já entenderam que a competição aos poucos vai dando lugar à “COOpetição”, porque estão percebendo que neste novo mundo, não fazemos nada mais sozinhos.

Só que na competição, a disputa é tão acirrada e desgastante que leva ao que podemos chamar de “Vitória de Pirro, com perdas irreparáveis para os dois lados, que acabam não compensando a vitória.

Pirro era um filósofo grego que, certa vez, ao vencer uma batalha falou: “outra vitória como essa e estaremos perdidos”, e ele estava certo.

A competição, na maioria das vezes pressupõe que existirá uma parte vencedora e outra perdedora, mas quase sempre a vitória tem um preço muito alto.

Mas porque a COOpetição é mais vantajosa?

Porque parte do princípio que todas as partes envolvidas no processo cresçam.

De acordo com o livro Co-opetition dos autores Adam Brandenburguer e Barry Nalebuff, é mais vantajoso ter 20% de quota num mercado de 10 milhões do que 75% de quota num mercado de 2 milhões.

Assim em uma relação de COOpetição, você sempre ganha alguma coisa, seja know-how, novas tecnologias, recursos, acesso a novos mercados ou redução de custos.

Porque nessa nova relação você dá a mão e não o braço.

Mas e ai? Você está pronto ou pronta para COOpetir?

E então, gostou deste post? Deixe aqui o seu comentário!

plugins premium WordPress