VOCÊ ESTÁ FELIZ COM O SEU TRABALHO?
Segundo levantamento nacional do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM), 7 a cada 10 pessoas empregadas estão insatisfeitas no mercado de trabalho. De acordo com essa estatística é importante fazermos uma reflexão.
Se considerarmos que a População Economicamente Ativa é de 79 milhões, e desse montante, 14 milhões estão desempregados, isso quer dizer que temos cerca de 70 milhões de brasileiros infelizes quando o assunto é profissional. (Fonte: IBGE)
Assim como o número de desempregados, a quantidade de pessoas empregadas que estão insatisfeitas também é assustadora (56 milhões de pessoas). Ainda mais se levarmos em conta que atualmente o trabalho deixou de ser um mero “ganha pão” e passou a ser fator determinante para a autorrealização, autoestima e saúde física-emocional, o que desencadeia uma patologia social grave.
Outro agravante para essa situação, é o fato de imaginarmos que o problema desses profissionais insatisfeitos não é somente a questão financeira, pois se você oferecer uma mala cheia de dinheiro e perguntar onde ele será investido para satisfazer os desejos profissionais, a maioria esmagadora não tem noção do que fazer com a bolada.
Uma das perguntas que temos que nos fazer é: O trabalho está ruim ou os profissionais idealizaram uma empresa perfeita com seres humanos perfeitos? O que definitivamente não existe e nem existirá.
Dá para ser feliz no ambiente de trabalho? Ou a saída é aceitar a mediocridade que a vida te impõe e incrementar à sua lista de compras medicamentos de dores de cabeça, remédios para insônia e antidepressivos.
O que temos que colocar em nossas mentes, é que o mundo mudou e o fluxo da vida deixou de ser: nascer, crescer, estudar, se formar, assinar a carteira, aposentar (se possível na mesma empresa que iniciou) e morrer.
Hoje, além de viver para trabalhar, o indivíduo precisa trabalhar para viver, e viver bem. E para isso, ele precisa necessariamente estar feliz com o que está fazendo, ou seja, precisa fazer sentido para ele, tem que ter um propósito.
VOCÊ GUIA A SUA CARREIRA OU DEIXA SUA CARREIRA TE GUIAR?
VOCÊ GUIA A SUA CARREIRA OU DEIXA SUA CARREIRA TE GUIAR? Nos
3 FATOS QUE TRAVAM O PROCESSO CRIATIVO
Um dos três fatos que travam o processo criativo é a dificuldade de
VOCÊ VIVERIA DE FORMA DIFERENTE SE SOUBESSE DISSO?
Às vezes, na correria do dia a dia, perdemos a noção das coisas,
O problema é que a insatisfação com o trabalho é difícil de ser diagnosticada porque o ser humano tem o péssimo habito de se conformar com os problemas e situações, o que dificulta a aceitação de que existe ali um potencial para mais, o que só reforça a ideia de que os problemas no trabalho ou a falta de perspectiva naquele ambiente “faz parte do jogo”.
O profissional feliz é aquele que cria um plano de vida. E criar esse plano passa diretamente pelo autoconhecimento, caso contrário o indivíduo cai em um plano de vida de uma outra pessoa. E adivinhe o que ela planejou para você: Não muito.
E VOCÊ? Está feliz com o seu trabalho?
Parabéns pela reflexão.
Muito obrigado Ana Lúcia!